sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Semana Europeia da Prevenção do Resíduo

“Os amigos do ambiente”      

A nossa turma do 4º ano participou na Semana Europeia da Prevenção do Resíduo. Cada vez mais temos que reduzir o lixo que todos nós fazemos, pois o nosso planeta Terra está em perigo.
Para aprendermos mais de como é importante reduzir e reciclar o lixo, fomos na sexta-feira, 19 de Novembro, ao hipermercado “Modelo” de Vagos, fazer uma actividade muito interessante. A turma foi dividida em dois grupos: uns eram os atentos, preocupados com o excesso de resíduos e o outro grupo os desatentos. O primeiro grupo escolheu o nome “Amigos do Ambiente” que tinha como tarefa tendo em conta uma lista de compras, fazê-las de maneira a consumir com consciência, optando por comprar produtos, mas com menor quantidade de embalagens. Assim, procurámos não comprar pequenas embalagens do mesmo produto, mas procurámos comprar a mesma quantidade numa só embalagem, reduzindo a quantidade de resíduos! Achamos a ideia interessante, e até concluímos que era, na maior parte dos casos, mais barato. Afinal, para reduzirmos os resíduos basta sermos inteligentes!
O segundo grupo, denominado “ Os Destruidores” comprou não tendo em conta o número de embalagens adquiridas.
Ao chegarmos à caixa, verificámos que o grupo “Destruidores” tinha imensas embalagens de produtos e nós tínhamos poucos, porque comprámos produtos mas sempre a pensar na redução do lixo. Assim, enquanto nós comprámos grandes embalagens familiares eles optaram por embalagens individuais.
“Os amigos do Ambiente”, cumpriram muito bem esta actividade e devem ser exemplo para todos os que fazem as suas compras.
Quando chegámos à Escola, trabalhámos este tema e contámos aos colegas dos outros anos o que tínhamos feito e o que tínhamos aprendido com esta visita ao hipermercado.
Concluímos, finalmente, que reduzir os resíduos e proteger o planeta é simples e até mais económico.



                                            “Os amigos do Ambiente”
                                             (Bruna, Alice, Clarisse, Luís e Diana) EB1 Vagueira